quinta-feira, 19 de abril de 2018

Biotecnologia do DNA


Biotecnologia: Do DNA à engenharia genética

A biotecnologia é uma ciência que agrega diversas práticas que possuem como foco a utilização de processos biológicos na produção de substâncias que possam ser utilizadas por outras áreas, ou até mesmo na criação de espécies novas. Em outras palavras trata-se do estudo pormenorizado das estruturas genéticas de plantas e animais.

Apesar do termo apresentar um forte apelo contemporâneo, a biotecnologia é conhecida da civilização desde a antiguidade. A fabricação de alimentos como o vinho, a cerveja, o pão, o queijo entre outras produtos eram feitos através do processo de fermentação. Hoje a biotecnologia apresenta uma faceta mais tecnológica, mas isso não isenta os processos rudimentares de fazer parte dessa ciência.

Entre as aplicações atuais da biotecnologia, excetuando os processos já rotineiros, podemos citar a produção de insulina, hormônios e vacinas. A produção de alimentos transgênicos, que são alimentos mais resistentes à pragas, mais nutritivos, e com maior produtividade, tudo isso a partir da recombinação dos seus genes, é atualmente uma das aplicações mais recorrentes da biotecnologia. Vale ressaltar a produção de biocombustíveis, que se tornou o carro chefe da área fora do ramo alimentício.

O papel da biotecnologia na sociedade moderna tornou-se primordial para o aprimoramento dos processos de interação humana com o meio ambiente, os biocombustíveis serão indispensáveis em um futuro próximo sem petróleo, os alimentos transgênicos serão a solução para combater a fome da população mundial que não para de crescer e por fim podemos citar o aperfeiçoamento nas formas de prevenção e combate de doenças, que tornarão nosso dia a dia mais seguro em uma sociedade cada vez mais populosa.



R$ 229,69w

Nenhum comentário:

Postar um comentário